Bem-vindo(a)!
Swipe to the left

Principais cuidados a ter com as suas plantas

Principais cuidados a ter com as suas plantas
Por Carlos Azevedo 19 de Julho de 2019 112 Visualização (ões) Sem comentários

1. Exponha as plantas à luz solar

Uma das suas principais preocupações é garantir que a planta recebe luz solar suficiente.

Atente as necessidades da sua planta e certifique-se que cumpre com os requisitos exigidos, garantindo todos os cuidados essenciais para a sobrevivência da planta.

  • Plantas que necessitam de luz direta devem ser colocadas num lugar que receba emissões solares de 4-6 horas diariamente;
  • Plantas de “meia-luz” devem ser colocadas num lugar que receba emissões solares de 2-3 horas diariamente;
  • Plantas de “sombra” devem ser colocadas num lugar que receba emissões solares durante 1 hora por dia


2. Tenha em conta a sazonalidade das espécies

Atente às necessidades das plantas. Muitas plantas são sazonais, requerem diferentes tratamentos e têm diferentes necessidades.

Certifique-se de ter uma compreensão clara do que é necessário para cuidar de sua planta antes de enveredar pela sua compra.


3. Regar as plantas frequentemente

Conseguir o equilíbrio adequado de água para as plantas de casa pode ser complicado: muita água e as raízes começarão a apodrecer por causa da má drenagem, no sentido inverso caso as plantas tenham pouca água elas secarão.
A quantidade específica de água necessária varia de planta para planta, algumas espécies necessitam de ficar enxaguadas o tempo todo, enquanto outras(como cactos) só precisam de ser regadas uma vez a cada 2 semanas.
Para o efeito de rega utilize um borrifador ou regador pequeno e adicione água suficiente para que o solo esteja húmido sem ficar enlameado.

Utilize sempre água morna para o processo, a água fria pode causar choque nas raízes e causar danos irreversiveis à planta.

.

4. Fertilize a planta regularmente

Regar é importante, mas também é fundamental manter o solo fornecido com os nutrientes de que a planta precisa, por isso adubar é fundamental.
O adubo é um aditivo de solo que fornece os nutrientes essenciais às plantas.
A maioria dos fertilizantes tem uma série de 3 números, como 10-20-10; esses números referem-se às quantidades de nitrogênio, fósforo e potássio que o fertilizante contém. Cada tipo de planta requer quantidades diferentes desses três minerais, o tipo de fertilizante varia mediante a espécie de planta, pelo que deverás sempre aconselhar-te na altura de escolher o adubo a utilizar.


5. As plantas são sensíveis à mudança

As plantas demoram a adaptar-se a novos ambientes, algumas questões como a iluminação, altura das plantas ou até a escolha alusiva dos vasos têm um papel importante na maturação da planta. Lembre-se de que você está planejando cultivar um bebê gigante para plantá-lo em um local onde ele caiba quando ficar grande.
Recordamos-lhe que o crescimento da planta ira implicar um vaso com dimensões suficientes para aporta-lo pelo que será necessário um vaso especifico para cada tipologia de planta.

Alterar as plantas de local, não efetue a alteração de um modo repentino, as plantas necessitam de um processo de adaptação gradual a novos lugares, pelo que deverá efetuar a mudança desse modo, permitindo uma perfeita adaptação da planta ao novo lugar.


Agora que te deixamos algumas dicas sobre como cuidares das plantas de tua casa, já estás em condições de visualizar os nossos artigos, com eles poderás complementar e decorar a tua casa ao melhor estilo, vê aqui.

Colocado em: Dicas