Termos e condições

As Condições Gerais apresentadas destinam-se a definir as modalidades de venda entre a Sofás Zone e os seus clientes. 

Aceitação do cliente

Aquando da validação ou confirmação da encomenda por parte do cliente, é automaticamente gerada a aceitação das presentes Condições Gerais de venda.

Modificação das condições gerais de venda

As encomendas estão subordinadas às Condições Gerais constantes do presente regulamento em vigor e à data da sua formulação.

Preços

Os preços de venda ao público incluem IVA e estão referenciados em euros. 

Os preços dos artigos poderão ser a qualquer momento alterados, mantendo-se as condições estabelecidas aquando da formalização da venda.

Encomendas

As encomendas efectuadas neste ponto de venda e para sua validação, devem ser sinalizadas com um montante de 30% do valor da aquisição, sendo o remanescente pago no acto da entrega ou na recolha do artigo em loja.

O cliente poderá cancelar a sua encomenda a qualquer momento através de e-mail, excepto se a mesma já tiver entrado em processo de fabricação. Neste caso,o cliente perderá o valor correspondente ao sinal prestado. Em caso de recusa da recepção da encomenda, a Sofás Zone reserva-se no direito de reter a quantia prestada a título de sinal, ou metade do valor no caso de cancelamento parcial dos artigos encomendados, perdendo o cliente qualquer eventual direito ao seu reembolso.

Pagamento

Todos os pagamentos deverão ser efetuados no acto da entrega ou da recolha das encomendas em loja. Pagamentos com cartão de débito ou numerário permitem a entrega imediata do artigo. Qualquer pagamento efectuado através de cheque, apenas será aceite e permitirá a entrega, após boa cobrança. A Sofás Zone ficará na posse do artigo até que se verifique o seu integral pagamento.

Modalidades de pagamento

O cliente poderá efectuar o pagamento através das seguintes formas: numerário, cheque à ordem da empresa detentora do ponto de venda, transferência bancária ou através do uso do cartão de débito. O pagamento por transferência ou por cheque, apenas será considerado válido, após confirmação de crédito em conta e, apenas após isso, será entregue o artigo.

Entregas

A entrega do artigo é assegurada por uma empresa externa – valor não incluído nos preços de venda – e realizada na morada indicada pelo cliente na nota de encomenda. O cliente será informado da data da entrega da encomenda. Caso a entrega não seja concretizada, por lapso imputável ao cliente, este incorrerá no pagamento de nova taxa de entrega.

Controlo Anti-fraude

A emissão de cheques sem provisão, bem como toda e qualquer forma de falsificação ou utilização abusiva de cheques, cartões de débito ou de crédito, serão passíveis de desencadeamento imediato dos respectivos mecanismos legais.

Prazo

O prazo de entrega depende do produto seleccionado, sendo o mesmo indicado pelos nossos comerciais. Após a recepção da encomenda e sua comunicação, a Sofás Zone reterá a encomenda até o máximo de 180 dias nas suas instalações; findo esse prazo, a encomenda será paga na totalidade, e a marcação da entrega ou recolha da encomenda terá que ser efectuada nos 7 dias seguintes. O não cumprimento da recolha ou marcação da entrega nos prazos referidos implicará a perda total do valor pago, assim como o cancelamento da encomenda.

Factura

A nota de encomenda não serve de factura, independentemente da sua natureza e modo de pagamento. O cliente recepcionará a factura juntamente com a mercadoria, no acto de entrega.

Recepção da encomenda

A Sofás Zone aconselha a que todas as encomendas sejam devidamente verificadas pelo cliente, devendo este proceder a eventuais anotações sobre o estado do produto nos documentos de entrega, em caso de dano total ou parcial do artigo.

A conferência do estado do produto é considerada válida, uma vez assinada a nota de entrega.

Garantia dos Bens de Consumo e Assistência Pós-Venda

Os nossos artigos gozam de dois anos de garantia (ou de 6 meses, caso o adquirente se trate de pessoa colectiva) para defeitos de fabrico e problemas relacionados com os materiais aplicados. 

Caso o produto apresente defeito ou anomalia, deverá comunicar para o e-mail do ponto de venda respectivo, indicando o n.º de encomenda, a descrição da situação e anexando, para o efeito, cópia de factura e fotografias que evidenciem o estado do artigo. Apenas serão aceites pedidos de acionamento de garantia por parte do adquirente e cliente de facturação ou com documento em que ateste que essa posição é transferida para terceiros, e que o possam representar em seu nome.

Reparações de Artigos Sob Garantia

Todos os artigos adquiridos na Sofás Zone beneficiam de uma garantia legal de conformidade de 2 (dois) anos (ou de 6 meses, caso o adquirente se trate de pessoa colectiva) a contar da respectiva entrega ao cliente, desde que cumpridas as condições de garantia da marca. 

Para que o cliente possa accionar a garantia legal, torna-se necessária a apresentação da factura de compra neste estabelecimento.

No caso de reparação do artigo, o respectivo processo apenas será iniciado após a entrega da documentação necessária. O prazo previsível de reparação é de 30 (trinta) dias.

Caso a verificação técnica detectar a existência de sinais de mau uso e/ou qualquer problema que possa ter dado origem à aparente desconformidade (por ex: humidade, utilização de produtos químicos abrasivos ou corrosivos, queda, etc.), o cliente será contactado para informar se pretende que se proceda à reparação do artigo, sendo-lhe comunicado o correspondente orçamento de reparação.

A não aceitação do orçamento pelo cliente implica o pagamento de uma taxa de orçamento de € 30,00.

A taxa de orçamento deverá ser liquidada no acto de levantamento do artigo.

O processo de reparação só será iniciado quando for efectuado o pagamento do valor orçamentado. 

Reparações de Artigos Fora de Garantia

Os artigos fora de garantia serão tratados pelos nossos fabricantes.

Sem prejuízo de indicação distinta nas condições de garantia do fabricante, todos os componentes fornecidos beneficiam de garantia de 2 anos, salvo se a anomalia resultar de mau uso conferido ao artigo.

A Sofás Zone reserva-se no direito de, em caso de artigos que não levantados até 15 dias após a sua reparação, de debitar uma taxa de armazenamento de € 7,00/dia, bem como a armazenar os artigos num outro local, decorridos 30 dias após a conclusão da reparação.

A Sofás Zone reserva-se, ainda, no direito de tratar os artigos como abandonados, caso permaneçam em sua posse, decorridos 6 meses da conclusão sobre a intervenção e comunicação ao cliente. Os artigos abandonados serão doados, vendidos ou utilizados, sendo que as receitas obtidas serão aplicadas pela Sofás Zone conforme lhe aprouver.

A Sofás Zone não será responsável por quaisquer perdas ou prejuízos directos, acidentais, especiais ou consequentes, incluindo custos de imobilização, serviços de substituição e lucros cessantes.

Tarifa mínima de diagnóstico: € 30,00;

Caso a reparação exija uma intervenção técnica com meios indisponíveis nas lojas Sofás Zone ou nos seus fabricantes, o cliente desde já autoriza a sua transferência para laboratórios especializados.

Trocas

A Sofás Zone não aceita qualquer tipo de trocas ou devoluções, por motivos que lhe sejam alheios.

Não é admitida a troca e/ou devolução de colchões e almofadas de descanso, por serem artigos de contacto íntimo.

Prazos de garantia Sofás Zone

Estrutura

A Sofás Zone garante a estrutura de madeira dos seus sofás pelo prazo de 2 anos ou 6 meses, consoante se trate de pessoa singular ou colectiva, respectivamente, contados a partir da data de entrega do bem.

Espumas

A garantia das espumas é de 2 anos ou 6 meses em relação à perda de resistência, consoante se trate de pessoa singular ou colectiva, respectivamente, contados a partir da data de entrega do bem. O amolecimento das espumas, não pode ser considerado após 6 meses de utilização, porque decorrente da utilização do artigo e da abertura de todos os seus poros.

Tecido

Os tecidos usados nos revestimentos gozam da garantia de 2 anos ou 6 meses, consoante se trate de pessoa singular ou colectiva, respectivamente, contra esgaçamento de costuras, desfiações e desbotamento, contados a partir da data de entrega do bem.

Cláusulas de exclusão de garantia:

  • Problemas inerentes à má utilização, limpeza ou manuseamento irregulares;
  • Refere o art.º 5º-A, n.º 2 do DL n.º 84/2008, de 21/05 que “para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade [o defeito] num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detetado”. A inobservância destes prazos determina a caducidade do direito, não mais podendo ser invocado seja em que situação for;
  • Artigos adquiridos a preços mais baixo com defeito, conhecidos pelo consumidor;
  • Mau uso, cortes, limpeza com produtos abrasivos, desgaste por contacto com água salgada, humidade, saltos em cima do sofá/colchão, andar em pé no sofá/colchão, sentar na ponta da almofada do assento, em especial se esta tem algum tipo de mecanismo, sentar nos braços do sofá (pode provocar a danificação do artigo, não abrangido por esta garantia);
  • Lavagem das forras, não seguindo as instruções de limpeza a seco ou lavagem a baixas temperaturas e nos materiais que o permitam;
  • Problemas relacionados com o transporte e armazenamento do produto, após a sua entrega;
  • Descoloração por exposição direta à luz solar;
  • Danos causados por agentes da natureza, tais como inundações ou acidentes de qualquer espécie;
  • Exposição do produto em local húmido ou não arejado;
  • Estrados com a função de camas apenas gozam de garantia caso tenham um suporte de 8 pés; caso contrário, é considerado uso indevido e considerado causa de exclusão de garantia;
  • Sofás em imitação de pele/pele natural, se colocados perto de fontes de calor lareira/recuperador/aquecedor (deterioram-se com mais facilidade devido ao calor excessivo);
  • Utilização excessiva: é considerada utilização excessiva, toda a utilização que exceda o uso normal do bem (famílias numerosas, adultos com excesso de peso e pessoas acamadas);
  • Sofás com ferragens tipo cama não podem ser arrastados pelos braços ou pelas costas, nem sentar ou mesmo encostar nos braços pois pode empenar os encaixes ou desprender o encaixe da madeira. Esses casos serão considerados mau uso e causa de exclusão da garantia;
  • A ocorrência de peeling no colchão, aconselhando o uso de um protector de colchão, não abrasivo.
  • Manchas, queimaduras e rasgos de qualquer espécie no tecido, de sofás e colchões;
  • O amarelamento natural do tecido do colchão e/ou depressões naturais do colchão;
  • O uso do colchão como cadeira e o seu natural abatimento por força dessa utilização;
  • Se a etiqueta do produto foi retirada.

Alteração de circunstâncias por facto não imputável à Sofás Zone:

A Sofás Zone não se responsabiliza pelo cancelamento de encomendas, reembolso de valores prestados ou exercício de eventuais direitos pelo CLIENTE, resultante de circunstâncias cuja verificação não era razoavelmente previsível e cujos efeitos não poderiam ter sido evitados, nomeadamente, fenómenos da natureza, casos de força maior, pandemias, epidemias, atrasos e restrições impostas quanto à circulação de bens, greves, tremores de terra, inundações, incêndios, sabotagem, actos de guerra ou terrorismo, motins, embargos, bloqueios internacionais, e ataques por meios electrónicos, biológicos e químicos, factos esses impeditivos do normal desenvolvimento da sua actividade comercial.

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